Capacidade de Criar – Sonho, planejamento, plano e ação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

 

Transformar ideias em ações é a função do gestor organizacional, bem como a de todo empreendedor e, especialmente, do profissional de marketing.

Nesse contexto definimos quatro termos amplamente usados: sonho, planejamento, plano e ação.

Sonho/Ideia

Sonho é sinônimo de visão, é uma ideia-foco, um pensamento, uma percepção ou uma idealização do futuro. É abstração pura, pode ter como origem uma ligação entre pensamos ou mesmo uma cópia de algo que já exista.


Planejamento:

Após a formatação de uma ideia-foco, é necessário dinamiza-la, nutrir seu potencial, em outras palavras, dar força ao pensamento, o planejamento é um processo de raciocínio, conscientização dos aspectos envolvidos na transformação de uma ideia em ação.


Plano:

O plano é uma fotografia dos pensamentos, é a ponte entre a abstração integral do sonho somado ao raciocínio enriquecido por dados e fatos que ocorre na fase do planejamento e da ação concreta, prática. Ele inclui a comunicação oral do raciocínio elaborado na fase de planejamento.


Ação:

É a transformação do plano em realidade, é física e concreta. É através de uma sequência de inúmeras ações planejadas que finalmente realiza-se o sonho.


planejamentoNão existe fase mais importante do que a outra, a Ação segue Plano, o Plano segue o Planejamento e o planejamento segue o sonho, as quatro formam um conjunto de processos que, juntos, representam um dos aspectos mais evoluídos do ser humano, a Capacidade de Criar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *